terça-feira, 7 de março de 2017

Secretaria de Saúde elabora plano de ação para combate à leishmaniose em Areia

A Secretaria de Saúde de Areia está planejando ações de combate à Leishmaniose na cidade e na zona rural, no limite com o município de Alagoa Nova. Nesta segunda-feira, 6, foi realizada uma reunião para apresentar o Plano de Ação, os objetivos e o cronograma do trabalho que será realizado ao longo do ano. A reunião aconteceu na Emater de Areia.
Representantes das Vigilâncias Epidemiológica, Sanitária e Ambiental do município, do hospital veterinário da Universidade Federal da Paraíba e da Secretaria de Saúde de Alagoa Nova participaram da reunião.
Foram debatidos e definidos assuntos como a capacitação técnica das equipes de saúde para atuar na prevenção à doença, na identificação dos casos e no encaminhamento dos pacientes para o serviço de saúde e as campanhas educativas nas comunidades, escolas e na mídia de conscientização da população sobre a doença.
Em um segundo momento, as equipes da Estratégia de Saúde da Família serão treinadas. “É fundamental esta capacitação das equipes de saúde para que os profissionais estejam qualificados para as ações quanto ao diagnóstico precoce e tratamento dos doentes e a disseminação de informações que ajudem a prevenir a ocorrência de novos casos”, avaliou o Coordenador da Saúde Básica de Areia, Josenilton Querino Dias. Os Agentes de Combate às Endemias também vão ajudar no trabalho de identificação de focos do mosquito transmissor da doença.
Os técnicos da Direção de Vigilância em Saúde têm percebido o aumento dos casos de leishmaniose em Areia. “Era um trabalho que estava parado, com muitos casos chegando, sem nós conseguirmos acompanhar o manejo que foi feito nas áreas vulneráveis. Estava faltando este controle da doença”, explicou a apoiadora Edileuza Ribeiro. As ações serão iniciadas pelas áreas com o maior número de casos da doença, que são Boa Vista, Usina Santa Maria, e o sítio Angelim, no limite com Alagoa Nova.
A Leishmaniose é uma doença infecciosa provocada principalmente por um mosquito. Na grade maioria das vezes, o parasita se aloja nos cães domésticos e do contato com os cachorros o ser humano contrai a doença. Também conhecida como calazar, a leishmaniose canina pode levar à morte. Os donos de animais domésticos serão orientados sobre a necessidade de vacinarem ps bichos contra a leishmaniose.
Fonte: PMA

0 comentários:

Copyright © 2012 BLOG DO GERMANO SOARES|blog desenvolvido por Netinho Pl@y web disigner.