quarta-feira, 6 de maio de 2015

Como ter uma vida social

Você está se preparando para seu terceiro encontro de Sábado à noite com seu confiável gatinho de estimação? Se sim, então pode ser hora de começar a se expor um pouco mais. 

É claro, é mais fácil pedir para ter uma vida social do que ter uma vida social, e você pode se sentir tímido ou nervoso na hora de fazer novos amigos e encontrar uma rotina diferenciada. 

Porém, ter uma vida social não precisa ser tão duro. Continue lendo para descobrir como fazê-lo.

Método 1 de 3: Tornando-se uma Pessoa Mais Social
Have a Social Life Step 1 Version 2.jpg
1 - Faça com que sua vida social seja sua prioridade. Há inúmeros motivos pelos quais sua vida pode sentir a falta do seu aspecto social. É provável que um deles seja o fato de você não ter colocado a socialização como prioridade, favorecendo trabalho, escola ou relacionamentos românticos em vez de sair pelo mundo fazendo amigos.

Ainda que você possa se sentir esmagado pelo trabalho e/ou pela escola, você precisa aprender a dizer a si mesmo que seu próximo tempo livre deve ser devotado à atividade social, e não inteiramente ao trabalho ou à escola.
Have a Social Life Step 2 Version 2.jpg

2 - Prepare-se para dizer sim a convites. É provável que você tenha se acostumado a rejeitar convites, sejam dos vizinhos, dos colegas ou de outros trabalhadores. 

É claro, a noite semanal de boliche de sua colega Marta pode não parecer uma forma muito animadora de se passar uma Sexta-Feira, mas é melhor que seus planos atuais... que envolvem você, um latão de sorvete e uma maratona de Friends. Acostume-se a dizer “Sim” para as coisas caso não tenha uma razão “realmente” boa para dizer não. .

Parte dessa mudança ocorrerá quando você ajustar sua mentalidade. Da próxima vez que alguém lhe der um convite, considere isso uma coisa positiva em vez de começar a pensar em desculpas, e pense em todos os benefícios que a experiência pode lhe dar.

Você não precisa dizer “sim” a uma pessoa aparentemente bizarra ou estranha, é claro. Porém, digamos que você ache que a vizinha Joana seja legal – ainda que um pouco entediante. Ela lhe convida para um churrasco. Você poderia aprender que ela é mais interessante que o imaginado e também teria a oportunidade de conhecer novos amigos em potencial.
Have a Social Life Step 3 Version 2.jpg
3 - Não tenha medo da rejeição. Outro motivo pelo qual pessoas não socializam tanto quanto o desejado é que elas têm medo de serem deixadas de lado, ou ficam convictas de que os outros secretamente não gostam delas. 

Bem, se você quiser amizades próximas e duradouras, além de desejar tornar a vida diária mais divertida, será preciso se expor um pouco mais. Você deve fazer isso mesmo se tiver medo de ser deixado de lado.

Claro, a rejeição é uma droga. Sabe o que mais é uma porcaria? Passar um final de semana inteira brincando com o gato.

Lembre-se de que a pior coisa que poderia acontecer é você não combinando com a outra pessoa. Talvez você nunca mais ande com essa pessoa que não lhe agradou. Isso é tão ruim assim?
Have a Social Life Step 4 Version 2.jpg
4 - Dê valor à interação social. Pense nos seus pontos fortes como pessoa, e as coisas que podem atrair os outros para si. Há inúmeras maneiras de adicionar valor à interação social. 

Você pode ser uma pessoa divertida e engraçada, ou pode ficar genuinamente interessado no que os outros têm a dizer, sendo um bom ouvinte. Portanto, se você estiver parado, não adicionando coisa alguma, sua personalidade perderá valor. Certifique-se de contribuir com algo – sem necessidade de travessuras.

Você pode ter inúmeras coisas a oferecer a diferentes pessoas. Uma pessoa pode ficar espantada com sua inteligência, enquanto que outra poderia gostar de falar sobre música com você. 

Descubra o que funciona para cada pessoa.
Não fique nervoso caso tenha permanecido quieto e não tenha encontrado nada para oferecer à interação social. Você terá suas chances.
Have a Social Life Step 5 Version 2.jpg
5 - Mantenha uma mentalidade positiva. Você sabe quem, adora sair com pessoas que reclamam um monte e que passam o dia inteiro com a cara de desgosto mais notória do mundo? Ninguém. 

Mesmo que você esteja de mau humor ou ache que não há justiça no mundo, tente não demonstrar isso ao interagir com os outros. Comece falando sobre assuntos leves e positivos e você se encontrará rindo rapidinho. 

Pessoas provavelmente gostarão de andar com você novamente se tiverem uma experiência positiva e após se alimentarem de sua energia positiva.

Isso não significa que você deva esconder seus sentimentos verdadeiros. Você também não deve deixar de demonstrar aos outros o que passa na sua mente. 

Você pode se abrir e ser positivo “e” negativo com as pessoas – porém, é necessário trabalhar para construir amizades casuais antes de agir com seriedade.
Have a Social Life Step 6 Version 2.jpg
6 - Não seja muito carente. Ainda que você deva transformar a socialização numa prioridade e precise permanecer animado para sair com pessoas novas, não é necessário sinalizar “SAIA COMIGO” de todas as maneiras possíveis. 

Quando estiver saindo com uma pessoa nova, você deve agir como se nunca mais fosse vê-la novamente até o final do dia, quando o momento de trocar informações de contato chegará.


Não convide a pessoa que acabou de conhecer para fazer nove milhões de coisas com você, especialmente se algum deles estiver meio tenso. 

Se vocês mencionarem um filme que ambos queiram ver, é claro que é possível perguntar à pessoa se ela deseja acompanhá-lo ao cinema. Apenas não peça para que a pessoa participe de todas as atividades de sua vida.

Ainda que possa parecer tentador, não diga algo como “Você é realmente legal – espero que sejamos amigos”. A pessoa pode se sentir um pouco esquisita.
Have a Social Life Step 7 Version 2.jpg
7 - Seja mais mente aberta com pessoas novas. Um dos motivos pelos quais você pode ter problemas para ter uma vida social pode ser um costume de julgar todas as pessoas novas como sendo chatas, estúpidas ou más.

 Se você tende a pensar que ninguém é bom o suficiente para ser seu amigo, ou que não tem nada em comum com quem conhece, pode ser necessário repensar a situação. Em vez disso, tente procurar todas as qualidades boas da pessoa conhecida, e considere tudo o que vocês têm em comum em vez de focar em todas as diferenças que ambos possam ter.

Se você tende a julgar e pensar negativamente sobre as novas pessoas, isso pode ser um mecanismo de defesa, um jeito de permanecer longe da rejeição. Você acaba rejeitando as pessoas antes de elas terem a chance de conhecê-lo.

Se você realmente não acha que tem algo em comum com a pessoa conhecida, tente falar sobre algo completamente diferente. Se vocês estavam conversando sobre política, passem a falar de esportes. Claro, vocês podem ter visões políticas amplamente opostas, mas você pode descobrir que ambos têm uma grande obsessão com o Flamengo. Talvez vocês possam acabar vendo os jogos do time juntos num futuro próximo.

Método 2 de 3: Começando a Criar Conexões
Have a Social Life Step 8 Version 2.jpg
1 - Recorra a seus conhecidos atuais. Caso você tenha se mudado para uma cidade completamente nova – onde não haja ninguém conhecido –, esse passo pode se tornar mais difícil.

 Porém, é provável que você esteja vivendo em um lugar específico há algum tempo e não consiga criar vínculos com ninguém. Se esse for o caso, pense nas pessoas que você já conhece e que podem estar sendo ignoradas. Eis algumas maneiras de fazê-lo:

Clique em “Amizades” no lado inferior esquerdo da sua página principal do Facebook. Você conseguirá encontrar uma lista de pessoas que vivem a até 10 milhas de sua cidade natal (caso tenha a indicado no perfil). Isso não significa que você deva contatar pessoas quase que desconhecidas – porém, procure saber se algum antigo amigo seu está morando nessa cidade onde você está.

Olhe seu celular e faça uma lista indicando as pessoas com quem você gostaria de sair. Isso pode ser um pouco chato. Agora, certifique-se de que elas não ficariam surpresas demais ao escutar você. Após isso, mande uma mensagem de texto sugerindo um encontro simples – como uma ida à cafeteria.

Procure no trabalho ou nas aulas. Veja se você ignorou alguém que poderia ser um futuro amigo. 

Lembre-se de manter a mente aberta.
Conheça seus vizinhos. Se seus vizinhos realmente forem amigáveis e sempre lhe convidarem para encontros, aceite o convite.
Have a Social Life Step 9.jpg
2 - Adote alguns novos hobbies ou interesses. Caso você tenha um problema para socializar por estar ocupado demais, então não é interessante deixar sua agenda ainda mais lotada. Porém, você deve reorganizá-la para ter tempo para perseguir novos hobbies ou interesses que poderiam levá-lo a conhecer mais gente. Eis algumas coisas que você pode experimentar:

Seu amigo vem tentando lhe convidar a entrar no clube do livro dele há meses? Diga sim. Ou funde seu próprio clube.

Faça aulas de atuação ou de improvisação para iniciantes. Isso não apenas lhe ajudará a se tornar mais sociável em público, como também lhe ajudará a conhecer muitas pessoas dinâmicas.
Junte-se a uma liga desportiva. Pratique futebol, vôlei ou tênis. Você aumentará suas endorfinas enquanto conhece muitas pessoas legais.

Tome aulas de artes. Claro, você pode estar focado na sua arte durante a aula, mas poderia criar ótimos vínculos durante os intervalos.
Faça trabalho voluntário em sua comunidade. Essa é uma ótima maneira de conhecer pessoas novas.
Have a Social Life Step 10.jpg
3 - Ofereça mais convites. Lembre-se de que a amizade é uma rua de das mãos. Você não apenas deve “aceitar” mais convites, como também deve fazer mais convites.

 Portanto, quando você houver descoberto alguém interessante (no mínimo), convide essa pessoa para sair. Quanto mais concretos ou personalizados forem seus planos, melhor. Se você apenas disser “Poderíamos sair?”, isso nunca acontecerá. Aqui estão algumas coisas a serem consideradas durante a elaboração do convite:

Seja concreto. Não diga apenas “Deveríamos tomar um café uma hora ou outra”. Prefira dizer “Eu adoraria tomar um café numa manhã dessas. Você vai ter algum tempo livre esta semana?”.
Não ofereça nada muito pessoal ou intenso no início. 

Pergunte se a pessoa quer tomar uma bebida em vez de convidá-la a entrar num restaurante caro. A pessoa pode ficar preocupada, pois achará que você vai esgotar todos os seus assuntos.

Não convide a pessoa para sua casa. Convide a pessoa para um almoço num restaurante, e não no seu quintal; convide a pessoa para ir ao cinema, e não para assistir a um filme em sua sala. Se você convidar a pessoa para sua casa logo de início, começará de uma maneira muito bruta.
Have a Social Life Step 11.jpg
4 - Saia para namorar. A vida romântica faz parte de qualquer vivência social, independentemente de você ter ficado com a mesma parceira/parceiro por anos ou de seu ser fazer parte do cenário dos encontros casuais. Caso não tenha namorado ninguém há meses ou anos, isso certamente não ocorre pelo seu coração ter se partido. 

Provavelmente, você está com medo de fazer um esforço – logo, é preciso mudar. Entre num site de namoro online, participe de eventos para solteiros ou peça para que amigos e conhecidos lhe façam esquemas. Não há nada de errado em pedir ajuda.
Mesmo se os encontros não levarem à romance, você pode acabar criando uma nova amizade, ou conhecendo outros amigos em potencial.

Namorar é um ótimo jeito de se destacar, superar a ansiedade social e aprender a se conectar com uma variedade maior de pessoas. Não busque um relacionamento obsessivo logo de cara, ou sua vida social piorará ainda mais.

Quanto você busca por uma parceira, encontre alguém sociável e que possua vários amigos. Assim, você poderá conhecer mais pessoas.
Have a Social Life Step 12.jpg
5 - Crie laços profissionais. Use seu trabalho ou sua faculdade para construir laços profissionais, melhorar sua futura carreira “e” conhecer mais pessoas. Se seu trabalho é administrar um evento de socialização – independentemente de ser um serviço voluntário ou um happy hour –, não deixe a oportunidade de lado. 

Ainda que você deva construir laços profissionais no trabalho, é possível criar algumas amizades reais também.

 O mesmo vale para a escola: se você foi convidado para ir a um evento onde é possível conhecer pessoas de seu campo/graduação, tome isso como uma oportunidade para fazer amigos “e” conhecer pessoas possuidoras dos mesmos objetivos.

Você não deve pensar nas pessoas no trabalho ou na escola como “colegas de serviço” ou “colegas de aula”. Alguns deles podem se tornar amigos verdadeiros e duradouros. Isso não significa que você deva se tornar o melhor amigo de seu chefe.
Have a Social Life Step 13.jpg
6 - Saia com pessoas mais sociáveis. Talvez um dos motivos pelos quais você não tem uma vida social é sua falta de amizades, sendo que seus poucos amigos também não gostam de sair de casa. 

Ainda que você não deva se esquecer de seus dois camaradas eremitas, é preciso se esforçar para sair com pessoas que tenham muitos amigos, que amem socializar e que geralmente gostem de se divertir com os outros. Essas pessoas não apenas serão companheiras divertidas, como também lhe levarão a conhecer gente nova.

Não saia com uma pessoa sociável que realmente não lhe interesse. Apenas use a “sociabilidade” como qualidade procurada durante sua busca por mais amigos.

Método 3 de 3: Faça Relacionamentos Durarem
Have a Social Life Step 14.jpg
1 - Torne-se mais íntimo. Começar a ter uma vida social é uma coisa – porém, se você realmente quiser fazer a vida engrenar, será preciso criar relacionamentos duradouros. Ainda que deva começar com calma com amigos novos, falando sobre assuntos seguros durante a fase de conhecimento, você não pode permanecer no mesmo território superficial por muito tempo. 

Você precisa aprender a se abrir, a revelar um pouco mais sobre si. Você precisa, também, permitir que a pessoa faça o mesmo.
Não revele tudo de uma vez só. Comece a introduzir mais informações pessoais à conversa pouco a pouco.

Quanto você tenta construir um relacionamento mais profundo, pense também nas atividades feitas com a outra pessoa. Se tudo o que você faz com um novo amigo é beber muito e sair para dançar, tente convidá-lo para ir a um restaurante ou ao cinema.

Permita que as pessoas adentrem em mais esferas de sua vida. Enquanto você desenvolve laços mais próximos com as pessoas, é possível convidá-las para compartilhar seus hobbies, para ver sua casa, para conhecer seus irmãos ou para fazer qualquer coisa que as ajudem a enxergá-lo de maneira um pouco diferente.
Have a Social Life Step 15.jpg
2 - Não saia do caminho. Uma das coisas mais importantes a serem feitas é permanecer no caminho certo, sempre cumprindo suas promessas e continuando a sair com as pessoas. 

Se você conhecer um novo amigo e tiver lanchado bem com ele duas vezes, não permita que os meses passem sem voltar a contatar a pessoa, independentemente das condições de sua agenda. Com uma nova amizade, é importante continuar a andar para frente.

Se você faltar em três reuniões de seu clube dos livros, perderá a chance de se conectar às pessoas dele.

Se você quiser ser um verdadeiro amigo, terá de cumprir suas promessas. Ninguém lhe levará à sério se você for conhecido como um bobo.
Have a Social Life Step 16.jpg
3 - Favoreça a qualidade, e não a quantidade. Isso pode parecer contraprodutivo caso você realmente esteja tentando, apenas, ter uma vida social. Porém, no que tange a criação de amizades reais, ter dois ou três amigos próximos e realmente confiáveis é mais importante que ter trinta conhecidos. 

Ainda que os conhecidos possam ajudar a melhorar a vida social, se você puder se conectar a algumas pessoas num nível mais profundo, então é mais provável que saias com cada uma delas uma ou duas vezes por semana. Isso aumentará muito a qualidade de sua vida social.

É aceitável ter amigos próximos E conhecidos. Nem todos os conhecidos precisam se transformar em amigos sinceros. Isso é aceitável.
Have a Social Life Step 17.jpg
4 - Permita que as pessoas enxerguem seu verdadeiro “eu”. Ainda que possa ter tentado muito esconder partes de sua personalidade durante a busca por novas amizades, você precisa parar de atuar se quiser fazer com que seus relacionamentos durem. 

Se você tiver um dia ruim, desabafe com seus amigos; caso esteja preocupado com o futuro, permita que os amigos escutem suas preocupações; se você tiver um senso de humor meio bobalhão, revele isso.
Não tenha medo. Se quiser ter relacionamentos significativos, você terá de se destacar.
Have a Social Life Step 18.jpg
5 - Lembre-se de que ter uma vida social não é algo relacionado apenas à diversão. Claro, há festas, viagens à praia e divertidas trocas de mensagens que lhe farão rir no meio de um dia de trabalho. 

Mas, amizades reais e verdadeiras vidas sociais levam à risadas E lágrimas. Conseguir superar as dificuldades da vida lhe deixará mais próximo de seus amigos, e fará com que seus relacionamentos alcancem um nível mais profundo.

Se quiser ser um verdadeiro amigo e estabelecer laços fortes que lhe levarão a sair com as pessoas, você precisará aprender a ser simpático, a ser um bom ouvinte e aprender a reconhecer quando seu amigo está triste e quer apenas conversar.

Dicas:

Mesmo se você quiser, por alguma razão, permanecer despercebido em festas (como querendo evitar uma pessoa específica), não seja uma pessoa inibida.  

As pessoas irão lhe notar - do modo errado! - e pensarão que você é um daqueles exilados estranhos mencionados anteriormente. Poucas pessoas podem distinguir frieza de timidez. Pode ser difícil restaurar esse tipo de imagem (embora possível com esforço e suporte). Contudo, a melhor tática é evitar, em primeiro lugar, invocar esse tipo de imagem assustadora na mente das pessoas.

Não se sinta estranho por achar que está colocando alguém em uma situação incômoda. Isso apenas tornará as coisas piores! Apenas observe como a outra pessoa fala, escute o que ela diz e tenha em mãos algumas respostas para salvar a situação!
Pratique uma boa conversa falando no espelho, falando mais frequentemente com pessoas que já sejam familiares ou simplesmente pense durante a noite sobre o que você poderia dizer antes de começar a falar.

Seja um orador suave! Seja legal, mas não ao ponto de ter de se defender contra Bullies. Certifique-se de ter boas respostas na manga, caso alguém queira lhe incomodar.
Seja corajoso e continue sorrindo.

Convide pessoas para sua conversa atual se você sabe que a outra pessoa(s) se sentiria confortável com isso. Por exemplo, se você está conversando do lado de fora e vê um amigo passando por perto, vá e diga “Ei, fulano, o que você está fazendo? Tem tempo pra uma conversinha?”. Após isso, atualize-o quanto ao estado atual da conversa. Ajude as pessoas a sentirem-se bem-vindas na conversa, especialmente aquelas que são tímidas.

Avisos:
Não elogie as pessoas toda hora. É legal, mas depois de um tempo você irá parecer como 1) um puxa-saco; 2) alguém realmente desesperado; 3) uma pessoa esquisita que faz de elogios um modo de viver ou pior 4) um estranho, uma sombra com um motivo obscuro. Elogie coisas que você verdadeiramente acredita que mereçam elogios e não faça isso constantemente.

Ainda que dizer “sim” possa abrir muitas oportunidades de se divertir mais (por exemplo, ir para uma festa da faculdade depois de ser convidado) e ir mais além na vida, é igualmente vital saber quando dizer “não”. Você nunca correria pelado no meio do corredor da escola apenas para ganhar uma aposta, não é?

Vangloriar-se não é recomendado, especialmente se você está conhecendo novas pessoas. Mais provavelmente você irá parecer como um bobo desesperado para impressionar e achar companhia.
Isso pode demorar um pouco e exigir trabalho duro – mas não desista. Coisas boas podem custar algo.

Jamais se desespere. Se alguém lhe tratar mal, não corra atrás dessa pessoa só por desejar uma vida social. Isso fará com que os outros pensem que podem andar sobre você. Você perderá respeito, o que é uma péssima ideia.

Não olhe para apenas uma pessoa enquanto conversar com um grupo inteiro. Olhe os outros rostos ao seu redor.

Fale “com” as pessoas, não “nelas”. Alguma vez já conheceu uma pessoa que parecia não conseguir falar sem gritar e ser mandão? Você sentiu como se quisesse conhecê-la de novo? Não? Precisamente.

Não espere nada de ninguém. Nem mesmo uma resposta a um comentário.

Não concorde com tudo, mas também não discorde apenas por querer ser “do contra”.


Fonte: 

0 comentários:

Copyright © 2012 BLOG DO GERMANO SOARES|blog desenvolvido por Netinho Pl@y web disigner.